quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Apple Computer


Apple Computer - um dos meus temas favoritos em Estratégia Empresarial e Marketing. Esta é uma empresa que, aparentemente, é ainda mais forte que felinos - que parecem já ter usado mais de nove vidas. Apple tem tantos ciclos econômicos, e tem sido dado como morto várias vezes. Hoje em dia são de novo no topo do mundo. Eles tiveram muitos ajustes e começa na frente de estratégia, com muitas falhas, mudanças gerenciais e reinicia. Mas a parte mais interessante da história da Apple para mim, é a influência de Steve Jobs.

Ele estava lá e dirigiu a estratégia que conduz ao boom inicial do Apple II e Mac original. Louvado como um gênio de marketing e de luxo empresário. Então, quando a Microsoft / Intel duopólio venceu (e quase escondido) Apple, ele foi desacreditado e amplamente ridicularizado por "perder a janela", seguindo uma estratégia de negócio "fechado", com padronização e commodization de tecnologia PC toda a raiva. Agora, ele tem corrido de volta em seu cavalo como o salvador quando a Apple foi mais uma vez sobre a sua "relevância" leito de morte, e conseguiu transformar a empresa em torno de, mais uma vez. Realmente uma façanha incrível. A parte mais interessante para mim, é que pelo menos na superfície, ele está seguindo exatamente a estratégia mesmo produto proprietário, eo mesmo marketing e estratégia de distribuição que apareceu a falhar em seu regime anterior. Então, o que mudou? Ou tem alguma coisa mudou?

É muito possível que Jobs não aprendeu a grande lição, e está simplesmente seguindo a parte da frente da curva de adoção de tecnologia como ele fez no início com o MAC. Ele pode "funcionar fora do vapor" mais uma vez, como a Apple tenta fazer o salto de os técnicos e pioneiros da tecnologia "cool" para os compradores tradicionais que necessitam de uma proposta de valor completamente diferente. Tem o ipod "atravessado" para o mainstream ainda? Jobs tem sensatas, e ele vai ser capaz de retirar sua abordagem proprietária desta vez por fazer alguns ajustes ao seu modelo de marketing?

Será fascinante para assistir. Há alguns sinais de que aprendeu. A Apple recentemente saiu com produtos com preços mais agressiva no final baixo tanto na linha de Mac e iPod, em vez de lucros apenas deslizando no topo e deixando a baixa final exposto. E ele foi mesmo capaz de private label do ipod para a HP (que é impressionante), mantendo os fluxos de receita de serviços em que acordo. Se ele conseguir manter a puxar promoções como que fora, ele pode ter sucesso desta vez. Mas sua abordagem, fechado hermeticamente proprietária liga o iPod / Mac / iTunes muito de perto Será que ele vai alienar os compradores tradicionais fechando essas práticas compradores desejam para "escolha", deixando buracos grandes no mercado para os concorrentes? Vamos ver. É uma grande história e será um estudo de caso de marketing dizendo para assistir jogar fora. Eu adoraria ouvir o que você pensa....

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